Município realiza com sucesso a Conferência Municipal de Assistência Social

Com expressiva participação de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realizou-se no último sábado, 22/07, a XI Conferência Municipal de Assistência Social no auditório do Centro de Ensino Superior – CES, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social Magna Cupertino, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Rita de Cássia Verona, o Vereador Alan Teixeira, o servidor municipal Alberto Lourdes de Queiroz que representou todos os trabalhadores do SUAS e a Sra. Ivone Tomaz Pires Barros, representado os usuários do sistema.
Em seguida a Secretária Magna Cupertino apresentou as ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, bem como os setores que as executam. O tema da conferência foi abordado e elucidado aos conferencistas pela Palestrante, a Assistente Social Júlia Maria Muniz Restori.
Após a palestra e durante a tarde os participantes discutiram diretrizes para o fortalecimento do SUAS em quatro eixos temáticos, sendo abordando a proteção social não- contributiva e o principio da equidade, a gestão democrática e o controle social, o acesso às seguranças sócio assistenciais e articulação entre serviços e a legislação como instrumento de gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federados. E ao final foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa regional e em seguida votadas pela plenária as propostas finais com a mediadora Débora Nunes que coordenou os trabalhos de grupo.
A apresentação cultural ficou a cargo do Grupo “Olhos que Cantam” com os integrantes da Fundação Olhos D’Alma, que emocionaram com as belíssimas canções brilhantemente apresentadas. E durante todo o evento houve a participação da intérprete de Libras Ruth Adriana Roques Eugênio. Já o Hino Nacional foi interpretado pela intérprete de libra Maria Rita de Andrade Coelho.
A Conferência se configura em espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Politicas Públicas nos próximos anos. Desta forma, as propostas finais apresentadas pela XI Conferência Municipal de Assistência Social serão encaminhadas aos entes federados (município, estado e união).