Incêndio de grande proporção destrói área de preservação ambiental

Incêndio de grande proporção destrói área de preservação ambiental

O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, atendeu, na tarde/noite deste domingo, a uma ocorrência de incêndio em vegetação numa área de preservação ambiental do IBAMA na região da Fazenda do Pombal nas proximidades da cidade de Ritapolis.

A ocorrência, que teve início por volta das 16h45m, terminou às 23h40m. Foram queimados cerca de 11 hectares e, além da Fazenda do Pombal, o fogo atingiu as fazendas Magnolia e Ouro Fino.

Tratava se de um incêndio de grandes dimensões. Uma grande área foi atingida e o fogo ameaçava atingir outras fazendas e também chegou à beira da rodovia, colocando em risco os motoristas que por ali passavam. Além disso, foram queimados cerca de 80 dormentes de madeira que estavam na lateral da ferrovia, local presumível de onde o fogo se originou.

Os trabalhos foram dificultados ainda mais difícil devido à dificuldade de acesso à alguns pontos. Em certos locais, o caminhão não tinha acesso, necessitando que o trabalho fosse realizado com abafadores o que é muito mais lento.

Em alguns pontos, o fogo atingiu as copas das árvores, chegando a grandes alturas.
Não houve vítimas.
Cerca de 10 voluntários ajudaram no combate às chamas.